segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fontes de Energia

Histórico

As fontes de energia são de onde provêm o material que é utilizado para gerar energia. As matrizes energéticas e o nível de consumo foram se modificando com decorrer da história do homem e o desenvolvimento de tecnologia.

Fazendo uma pequena comparação de diferentes épocas pode nos proporcionar uma boa noção a respeito do uso, consumo e das fontes mais utilizadas em diferentes períodos da história da humanidade:

Pré-história

O corpo humano era a principal ferramenta. Os utensílios eram apenas acessórios do trabalho muscular e o consumo energético estava restrito à alimentação. As fontes energéticas do homem nesse momento se restringiam apenas aos alimentos para sustentar os corpos nas suas atividades diárias de caça, pesca e colheita.

Civilizações

Os ventos e a água já eram recursos energéticos por meio da navegação à vela e dos moinhos de água. A tração animal já era existente mais continuava ineficiente, pois os animais costumavam ser presos pelo pescoço, causando o enforcamento do animal durante a atividade, assim, prejudicando o animal a aplicar um esforço maior na atividade. Apesar dessas novas fontes a força muscular era ainda a principal. Os escravos moveram as grandes civilizações.

Revolução Industrial
Esse período foi marcado pela chegada da indústria e aumento da produção de mercadorias possibilitado pela mecanização. O carvão mineral era a principal fonte energética que deu suporte a atividade da atividade industrial.

Esses diferentes períodos ilustram as diferentes fontes utilizadas em cada momento histórico. A utilização de diferentes fontes energéticas é necessária porque nem todos os lugares têm o mesmo tipo e quantidade de recursos naturais utilizados para a geração de energia.

As fontes de energia estão ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for, maior será o uso de energia. O carvão mineral foi o a grande fonte de energia da Revolução Industrial e o petróleo foi a principal fonte do século XX e continua desempenhar esse papel, apesar de um recente e progressivo declínio.

Prospecção de petróleo

O petróleo, carvão, átomo e a água são as matrizes energéticas mais exploradas no mundo. São conhecidas por "fontes modernas de energia". Estes modos de produção energética tem causado uma variedade de danos e conflitos para a população mundial. Todas essas fontes que foram citadas causam grande degradação ambiental decorrente dos processos geração de energia ou nos obrigam a ter um cuidado extremo para evitarmos catástrofes. O efeito estufa, aquecimento global, inundação de grandes áreas, desastres atômicos estão na lista dos males e perigos ocasionados por estas atividades.
Termelétrica - geração de energia por meio de carvão mineral
Carvão e Petróleo – São combustíveis fósseis de fontes não-renováveis, usados para a geração de energia em usinas termelétricas, através da queima do carbono. Hoje a sua utilização é intensa e está cada vez mais caro extrair esse recurso energético, por ser mais escasso no mundo esse recurso. O petróleo não só é utilizado em combustíveis (gasolina, querosene, óleos) usados na indústria e nos veículos automotores. Além disso, constitui matéria-prima importante para inúmeros tipos de indústrias químicas, como a de plásticos, de asfalto, de borracha sintética e várias outras.


Termelétrica



Hidroelétricas – A eletricidade é obtida por meio do aproveitamento das águas dos rios. A força hidráulica movimenta uma turbina, que aciona o gerador responsável pela transformação de energia hidráulica em energia elétrica. Representa cerca de 20% do consumo total de eletricidade do globo. O Brasil é um dos raros exemplos de país onde essa fonte responde por uma parcela significativa do consumo energético total.
Os problemas advindos desse modelo de produção energética começa na instalação da usina, quando é necessário desapropriar áreas imensas para o represamento da água, conseqüentemente, o alagamento de áreas que podem ser florestas (destruindo a fauna e flora local) e pequenas cidades ribeirinhas (desapropriando muitas famílias de suas habitações, das suas rotinas e atividades). A falta de chuvas pode causar problemas na geração de energia, se chegar ao ponto de causar uma escassez que prejudique o armazenamento de água no reservatório da usina.


Usinas Nucleares – O processo realizado é chamado fissão nuclear, que é a desintegração de átomos de tório, plutônio e Urânio, em conseqüência ocorre o aquecimento dos reatores, produzindo calor suficiente para a transformação de água em vapor que acionaram a geração de energia. No Brasil, está funcionado a Usina Nuclear Angra 2 sendo que a produção de energia elétrica é em pequena quantidade que não dá para abastecer toda a cidade do Rio de Janeiro.

As fontes alternativas estão sendo mais desenvolvidas do que anteriormente e irão se tornar mais importantes no futuro. O sol, a biomassa e os biodigestores, o calor proveniente do centro da Terra (geotérmica) e outras fontes serão o futuro da energia no mundo.

Biodigestores – São equipamentos que reaproveitam os resíduos para produzir gás. O gás é liberado a partir da composição, feita por certas bactérias, de esterco, palha, bagaço de vegetais e mesmo lixo, após uma separação de elementos inutilizáveis. Os biodigestores são apropriados para serem construídos não em unidades gigantescas e sim em pequenas unidades espalhadas pelas cidades e pelo meio rural. Provavelmente as principais fontes de energia do século XXI serão de origem biológica, produzidas a partir da biotecnologia. Há uma da AIE estimativa de que cerca de 30% do total da energia consumida pela humanidade será proveniente da biomassa. Em geral são energias “limpas”, podendo até contribuir para eliminar parte da poluição devido ao uso produtivo que fazem do lixo e outros detritos.

Usinas Geotérmicas - Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo. As usinas elétricas aproveitam esta energia para produzir água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram energia elétrica e a água quente percorre tubulações até chegar às casas. Este recurso usado para aquecer as tubulações é para lugares gelados, de invernos rigorosos, onde as tubulações e encanamentos congelam durante o período de inverno.
Energia Solar

Painel Solar

Proveniente do Sol, esse tipo de fonte de energia é o mais abundante e o menos aproveitado. O sol em algumas regiões do globo não é muito presente, ainda bem que isso é o caso apenas das regiões próximas aos pólos. No caso restante essa energia poderia ser bastante utilizada, por também ser uma energia limpa, sem danos a natureza.

Painel solar também é conhecido por painel de células fotovoltaicas
O processo de geração de energia por meio dos raios solares é realizado pela conversão do calor do sol em energia pelas chamadas células fotovoltaicas que convertem o calor em energia elétrica. Esse tipo de energia não tão é explorado ainda para uso de grandes escalas e há escassez de pesquisas nesse campo devido ao controle político e econômico das organizações petrolíferas.
Energia de maré
Esse tipo de geração de energia é gerado pela oscilação das marés. A movimentação marinha realiza a diferença de potencial nos geradores de energia que são responsáveis pela geração da corrente elétrica. Essa é uma fonte de energia muito interessante pois só se necessita da movimentação marinha para a geração de energia evitando gastos onerosos para a economia e natureza como no caso da energia nuclear, hidrelétricas, petróleo, dentre outras.
Energia eólica
Bibliografia
LUCIA MARINA & TERCIO RIGOLIN. Geografia: Volume Único - Editora Ática.
Endereços eletrônicos:
http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html

12 comentários:

  1. Era oq eu qria...perfeito...Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vlw, tenho uma professora q explicou exatamente isso!!!
    Mto beim elaborado e resumido msm..

    ResponderExcluir
  3. mto boom...ajudoou mtoo a gentee...
    era o q eu keriia exatamente isso...!

    ResponderExcluir
  4. não é isso o que eu quero valeuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. francyska maciel27 de maio de 2011 08:39

    mt bem nossa apresentaçao foi mt boa falamos tudo isso!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. valeu muito bom@@tu é o cara

    ResponderExcluir
  7. não era isso que eu tava procuando naum mas vlw

    ResponderExcluir
  8. munto bom ajudou eu demais no trabalho da escola.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir